Todo produto tem um ciclo de vida natural e uma estação em que vende melhor: alguns primeiros compradores vêm no início e depois vem a massa de compradores que vão comprar um bilhete. Os preços atingem o pico e os varejistas começam a ficar sem estoque. As vendas diminuem e caem para alguns compradores de última hora.

Como vendedor on-line, é fundamental que você se prepare para os ciclos naturais de varejo ao longo do ano. Com algumas estratégias simples, você pode aproveitar ao máximo as oportunidades apresentadas pela mudança das estações:

1.Mantenha o fluxo
A maneira de manter o volume de vendas é estar pronto para a próxima temporada de vendas. Fase em seus novos itens sazonais para os primeiros compradores, enquanto as vendas de outras linhas de produtos estão diminuindo. Você pode manter o ritmo em sua loja e sua renda se planejar adequadamente.

2. Faça os preparativos antecipados
Não espere até o feriado chegar para deixar seus produtos alinhados e prontos para serem usados. Você deve começar a impulsionar suas promoções com dois a três meses de antecedência, de acordo com Lisa Suttora de http://WhatDoISell.com. Diz Suttora, “A vantagem de ter seus produtos prontos vários meses antes das festas de fim de ano é que você captura os compradores antecipados… Você ficaria surpreso com quantas pessoas compram meses antes das férias”.

Outro benefício do marketing antecipado é que ele fornece tempo de espera para que os mecanismos de pesquisa peguem as páginas dos seus especiais de fim de ano. Inclua o nome da temporada ou do feriado em seus títulos, porque as pessoas estão pesquisando por esses termos.

3. Use o que você tem
Você não precisa necessariamente mudar toda a sua linha de produtos a cada temporada. Avalie sua linha de produtos atual e veja o que pode ser promovido como um item sazonal. Use sua imaginação – crie cestas e kits exclusivos. Os compradores são pressionados pelo tempo e estão procurando soluções, portanto, reúna pacotes de produtos para resolver suas necessidades de férias.

4. Ajuste seu site
Sua loja virtual deve refletir a estação – itens de destaque que funcionam bem para o feriado que se aproxima. Dê um toque sazonal em seus anúncios e listagens. “Suas vendas não precisam cair”, aconselha Suttora. “Avalie o que você está vendendo e como deseja posicioná-lo – atualize a aparência do seu site. Você tem um novo grupo de compradores chegando [a cada nova temporada], então você quer estar pronto para eles.”