A maioria dos escritores luta para terminar de escrever por uma razão surpreendente. Eles acham que escrever é um processo de uma etapa, quando, na verdade, é um processo de três etapas.

O que chamamos de “escrita” é na verdade composto de três atividades distintas: criar idéias, transformá-las em rascunhos e depois editá-los em partes publicáveis.

Quando decidi me tornar escritor e assumi o compromisso de escrever 500 palavras por dia, todos os dias, rapidamente me deparei com a resistência que impede a maioria de nós de fazer nosso trabalho.

Eu acordava cedo, preparava meu café e me sentava para escrever. E eu esperaria. E espere. E eu esperaria que as palavras chegassem, mas nada viria rapidamente. Alguns dias, nada chegaria.

Os minutos passavam, comigo olhando estupidamente para o cursor, desperdiçando o pouco tempo que eu tinha antes de ter que ir trabalhar. Quando meu tempo de escrever terminava, eu empacotava minhas coisas, derrotava e me batia pelo resto do dia.

Por que não consegui me concentrar?

A verdade é que a maioria dos escritores luta com isso. Porque eles acreditam no mito de que escrever é uma coisa. Quando percebi que ter uma ótima idéia, escrever de 500 a 1.000 palavras sobre ela e editá-la em algo que eu pudesse publicar no meu blog – tudo de uma vez – era, de fato, uma meta ridícula, tudo mudou .

Comecei a dividir essas atividades – ideação, criação e edição – em três ações separadas. E sabe de uma coisa? Quando você tem um objetivo a cumprir, é muito mais produtivo e focado do que quando tem três.

Imagine isso.

Ao fazer isso, a escrita tornou-se cada vez mais fácil. Comecei a escrever mais. Parei de receber bloqueio de escritor – ponto final. Não me sentia mais preso. Eu sabia exatamente o que precisava fazer e sabia que podia fazê-lo – e sabia.

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O que resultou foi, para meu próprio desgosto, um sistema. Para ser sincero, não sou um cara muito organizado. Quem me dera ser. Mas a verdade é que a maior parte da minha vida é mais confusa do que eu gostaria de admitir. Mas o que percebi é que todos os escritores que trabalham possuem algum tipo de sistema para realizar o trabalho.

Um sistema não precisa ser complicado ou confuso. Apenas tem que funcionar. Para citar meu amigo Tim Grahl, um sistema é apenas uma maneira de fazer algo que sempre gera um resultado previsível. Como colocar as chaves no mesmo local todos os dias após o trabalho (o que eu comecei recentemente a fazer).

Abaixo está o meu sistema, e talvez funcione para você também. Eu o chamo: O sistema de três baldes. E é assim que faço minha escrita.

Balde nº 1: idéias

Durante todo o dia, capto ideias usando um aplicativo chamado Rascunhos que é sincronizado com o Evernote.

Esse é o primeiro balde: idéias.

Eu tenho uma pasta inteira cheia delas para quando estou me sentindo seco no departamento de criatividade.

Você pode usar um notebook para isso também. A ferramenta não importa, desde que você não fique apenas com todas essas idéias em seu cérebro. Não confie nesse sistema operacional. Isso irá falhar.

Você deve capturar idéias em um local onde possa retornar a elas mais tarde, quando sua memória falhar e o café ainda não tiver entrado em ação.

Balde nº 2: rascunhos

Então, quando for a hora de escrever (geralmente de manhã), retirarei uma ideia do primeiro bloco e começarei a escrever, geralmente cerca de 500 palavras em uma sessão. Esse processo facilita começar a escrever, porque não preciso pensar no que vou escrever – já tenho um aviso.

As idéias que coleciono funcionam como sugestões para mim, mas este não é apenas um exercício de escrita. Isso funciona. Eu nunca escrevo algo sem a intenção de publicá-lo. Isso é o que minha amiga Marion chama de “escrever com intenção”. A melhor prática é do tipo feita em público, e a melhor escrita é o que você pretende publicar.

Depois de escrever cerca de 500 palavras, salve-a como rascunho no Scrivener (se estiver trabalhando em um livro) ou no Byword (se for uma postagem no blog). Novamente, essas são as ferramentas que eu uso. Eles não importam tanto quanto o método.

Este é o segundo balde: rascunhos.

A qualquer momento, tenho um monte de capítulos e postagens de blog incompletos no meu computador, implorando para serem editados e concluídos.

Este não é um sentimento avassalador. É empoderador, porque quando é hora de editar, eu escolho no que quero trabalhar. Não preciso ter uma ideia ou “apenas escrever”.

O objetivo deste sistema é pensar o mínimo possível e fazer a próxima coisa.

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Balde nº 3: edições

Por fim, pego um desses rascunhos incompletos e o edito. Vou aprimorar a estrutura do fluxo e da sentença e, é claro, verificar gramática e ortografia.

Neste ponto, a peça não está perfeita, mas está pelo menos 90% pronta. Vou agendá-lo para uma postagem no blog ou guardá-lo em outra pasta chamada “Peças concluídas” no meu computador.

Este é o terceiro bloco: edições.

São peças de escrita que estão mais ou menos prontas para o mundo ver. O próximo passo é compartilhá-los com um editor ou editor ou postar no meu blog. Mais uma vez, não escrevo nada apenas por diversão. Tudo tem um propósito.

É isso que os profissionais fazem. Eles escrevem para uma audiência, sempre com a intenção de publicar. Qualquer coisa menos que isso resultará em algo que não é o seu melhor trabalho.

Juntar as peças

Então, aqui está como isso funciona na prática. Mas uma palavra rápida: se você está apenas começando, precisará de dois dias para que o sistema funcione totalmente.

  1. Coletar idéias

Hoje, enquanto você continua o resto do dia, pegue as idéias que surgirem e capture-as em um notebook ou em um aplicativo para o qual você possa retornar facilmente mais tarde. Atire em cinco idéias. Anote uma frase ou frase. Apenas o suficiente para salvar a ideia.

  1. Escreva e salve

Amanhã, quando for a hora de escrever (digamos, de manhã ou sempre que funcionar para você), retire uma dessas idéias desse primeiro bloco.

Acho que certas idéias falam comigo, até me ligam e tento ouvir essa voz. Mas, às vezes, eu apenas escolho um. Normalmente, eu escolho aquele que mais me excita ou representa um prazo que devo cumprir.

Quando terminar, coloque esta peça na pasta “rascunhos” e salve-a para mais tarde. Então hoje você terminou.

  1. Editar e publicar

No dia seguinte, retorne ao rascunho de ontem e edite-o. Em seguida, mova-o para o intervalo três, talvez até o publique em seu blog ou em qualquer outro lugar. Em seguida, vá ao balde um para obter uma nova idéia e começar a escrever novamente.

Faça isso todos os dias e você nunca ficará sem escrever tópicos. Você nunca ficará sem itens para editar e publicar. Você nunca terá bloqueio de escritor novamente.

Desde que você se lembre: escrever não é uma coisa. São três coisas. Então esse é o meu sistema. Experimente e deixe-me saber como funciona.

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