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Um blog é útil por vários motivos. Pode se tornar uma fonte de leads, pode ser o lugar onde, no futuro, você poderá vender seus produtos se quiser se tornar um desenvolvedor independente, ou pode simplesmente ser o lugar onde você tem seu público e expressa suas idéias.
Venho blogando há mais de 11 anos, de maneira mais ou menos consistente – embora algumas vezes parei por muito tempo. Recentemente, reformulei o blog e comecei a escrever de forma consistente – muito consistente – a ponto de agora escrever todos os dias da semana. Eu já vi muitos bons resultados.
Encontrei minha missão de ajudar os desenvolvedores a aprender o desenvolvimento de front-end: libero um novo tutorial todos os dias no meu blog flaviocopes.com, explicando tudo o que sei sobre um tópico específico. Se você gosta de JavaScript ou está desenvolvendo na Web, não perca!
Aqui estão meus pensamentos sobre o blog, por que eu acho que todo desenvolvedor deve blogar e publicar de forma consistente.
Algumas coisas que eu quero que você esqueça
“Eu não sou um especialista”
Qualquer pessoa tem um ângulo único, uma perspectiva sobre algo que vale a pena compartilhar. Você pode pensar que não conhece tanto quanto a pessoa X, mas a pessoa Y pode ter muito menos experiência do que você e se beneficiaria da leitura de seus pensamentos e aprendizados.
Além disso, o melhor momento para ensinar algo é logo após você aprender, porque você se lembra de como não se sente.
Nesse caso, você pode blogar com o tom de um aluno que acabou de aprender alguma coisa. Eu aprendo coisas novas todos os dias. Cerca de 50% do que acabo escrevendo acabei de aprender ao pesquisar um tópico.
“Eu não sou um bom escritor”
Também não sou, mas não me importo.
Lembre-se: você nunca se tornará um bom escritor, a menos que pratique a escrita todos os dias durante anos. Você se tornará um bom escritor, eventualmente.
“Eu tenho medo de críticas”
É verdade que alguns lugares da internet não têm medo de dar opiniões duras sobre as coisas, notoriamente o Reddit e o Hacker News – mas isso é uma coisa boa.
Lembre-se de que você não está crescendo se não for desafiado. Além disso, você não precisa postar lá, se não quiser. Você se preocupa com alguém fazendo um comentário maldoso em uma postagem controversa? Remova os comentários completamente.
Por que escrever é ótimo para um desenvolvedor
Você aprende muito mais rápido
Uma das maneiras pelas quais eu aprendo melhor é fazendo. Eu literalmente decido sobre um tópico sobre o qual acho que conheço alguma coisa, e me aprofundo em um loop espiral através de coisas que não sabia ou nem sequer pensei.
Eles dizem que você nunca entende completamente um tópico até que seja capaz de explicá-lo. Os blogs são uma barreira baixa para explicar as coisas.
Comece sua carreira
Comecei minha carreira em software graças a um blog.
Era 2007 e comecei a compartilhar pequenas coisas que estava aprendendo enquanto criava alguns aplicativos da Web como parte do meu programa universitário.
Através deste blog, obtive muitas conexões e leads para uma futura carreira de freelancer e contratada.
Desde então, esse blog antigo morreu – parei de escrever há muito tempo e o conteúdo, agora completamente desatualizado, desapareceu há muito tempo. Mas sem ele, acho que nunca teria imaginado abrir meu próprio negócio logo após a escola.
Trocar de engrenagem ou pilha de tecnologia
Eu fiz isso algumas vezes com a escrita do meu blog. Se estou em um tipo de pilha de tecnologia e me interessa por outra coisa, escrevo vários posts sobre isso.
Por exemplo, no verão passado, mergulhei profundamente na programação do Go por dois meses. E eu literalmente tinha recrutadores me enviando ofertas de emprego para as quais nunca me inscrevi, apenas porque acharam minhas postagens compartilhadas on-line.
Alguns aspectos-chave de um blog técnico de sucesso
Seja consistente com o tópico
Eu nunca assino feeds de blogs que não estão focados em algo. No meu caso, falo de desenvolvimento de front-end e assino outros blogs de desenvolvimento de front-end.
E mesmo que eu tenha falado muito sobre o Go no verão passado, ainda era interessante fazer o frontend dos desenvolvedores (aprenda o Go se tiver uma chance, é refrescante). Não apenas discuta tudo o que vem à mente. Mantenha-o profissional.
Aparecer consistentemente
Se você deseja escrever uma postagem no blog toda semana, faça-o. Duas vezes por semana, muito melhor. Escrevo todos os dias, porque sei que, se eu permitir que um dia passe, me permitirei pular outro dia, e assim por diante, até não publicar mais.
Escreva postagens com antecedência
Não escreva a postagem do blog no dia em que você deseja publicá-la. Escreva com uma semana de antecedência ou mais. É menos provável que você perca um dia de postagem no blog, mesmo que tire alguns dias de folga ou esteja doente.
Também é uma boa ideia publicá-los com antecedência. O WordPress facilita muito, e também é possível com blogs estáticos (veja como faço com Netlify e Hugo). Programe uma hora e um dia específicos para escrever, de forma consistente.
Tenha uma lista de ideias para postagens
James Altucher diz para escrever 10 idéias todos os dias. São 3.650 ideias por ano. Pelo menos alguns deles serão boas idéias.
O mesmo vale para os títulos e tópicos das postagens do blog. Tenha uma lista de idéias de postagem no blog. Quando você se sentir inspirado a escrever, terá um argumento perfeito para esse dia.
Leia livros. Leia as postagens do blog. Leia o Twitter. Ouça podcasts
Mantenha-se atualizado com os tópicos sobre os quais deseja escrever. Escrevo sobre desenvolvimento de software, e o Twitter é uma fonte inesgotável de grandes idéias para tópicos. O mesmo vale para livros e blogs. Médio é incrível para isso.
Os podcasts são diferentes porque você os ouve, e eu sempre uso um enquanto estou dirigindo ou quando tiro meio dia de folga para passear com os cães na natureza.
Acordar cedo
Defina o despertador, acorde e comece a escrever. Eu costumava acordar às 8 da manhã – já que eu nunca tinha nenhum trajeto a percorrer (eu só trabalho remotamente), eu poderia ir com calma. Agora acordo às 6h e às 8h tenho uma nova postagem agendada para a próxima semana. Quando você realiza uma tarefa como criar uma nova postagem no blog até as 8h, sente-se super energizado para lidar com o resto do dia. Acorde ainda mais cedo, se puder (não posso, ou vou passar o resto do dia em estado de zumbi).
Bloquear distrações
Ao pesquisar na web para escrever uma postagem no blog, é incrivelmente fácil pular para lugares que distraem. Bloqueio-os com o SelfControl no meu Mac e não consigo desativar o bloqueador.
Escreva na sua própria plataforma
Escreva na sua própria plataforma. Escreva na sua própria plataforma. Escreva na sua própria plataforma. Use as plataformas de outras pessoas para obter mais alcance. Jogue o jogo longo. Cada postagem de blog que você escreve pode valer milhares de visitantes nos próximos 10 anos. Talvez não, mas talvez o próximo hit que o Google mais goste e coloque o número 1 seja o próximo post que você escreverá.
Não basta escrever exclusivamente nas plataformas de outras pessoas: você não as possui e elas podem até sair do negócio (acontece o tempo todo) ou desligar o serviço, e você perderá tudo.
Tenha uma audiência
Isso anda de mãos dadas com o ponto anterior. Se você está apenas começando, pode receber 10 visitantes por dia se compartilhar ativamente suas postagens (a menos que tenha sucesso em alguma plataforma de compartilhamento como o Reddit ou o Hacker News).
O tráfego consistente vem dos mecanismos de pesquisa, mas este é um jogo muito, muito longo para jogar, e é fácil desanimar se você escreve com paixão, mas ninguém lê suas postagens.
Então, procure uma audiência. Escreva em seu próprio blog, importe suas postagens para o Medium (para adicionar uma tag canônica e você não ficará irritado com o Google por conteúdo duplicado) e tente publicá-la em uma grande publicação. As publicações estão ansiosas por conteúdo, têm um público a satisfazer e estão procurando por você. Ter uma audiência inicial aumentará seu entusiasmo e determinação. Link de volta ao seu blog.
Promova seu conteúdo
Quando você clica em “publicar”, você realiza 50% do trabalho: você tem sua ideia, pesquisa seus tópicos junto com a redação atual, procura erros de digitação, encontra uma bela imagem … e agora você precisa promover sua escrita. Poste no Twitter se você tiver um seguidor. Encontre outras maneiras de “aparecer”.
Alguns locais podem dar boas-vindas à sua autopromoção, mas isso realmente depende do local e de suas regras.
Seu blog é sua plataforma de mídia
Eu li esta citação no Hacker News há algumas semanas:
Não pense nisso como um blog. Veja-o como sua própria plataforma de mídia, cujo único objetivo é transmitir informações que impulsionam as vendas – https://twitter.com/pryelluw
Este conselho está no local. Salvei e pretendo lê-lo uma vez por mês. Vendas é algo que pode fazer você se sentir desconfortável, mas pense nisso como vender idéias ou vender seus próprios conhecimentos. Vendendo a si mesmo.
Configure uma lista de email agora
Realmente. O RSS não está morto, mas é usado apenas por uma pequena porcentagem de pessoas. Você não é o dono do seu Twitter ou da sua mídia, apenas a sua lista de e-mails. Eu recomendo o TinyLetter, é simples, gratuito e incrível.
Não se preocupe com o design
Realmente. Especialmente se você não gosta de design, escolha o tema mais simples possível. Simples é agradável e bonito.
Seu blog não é sobre você
Os leitores não se importam com você. Os leitores acessam seu blog porque esperam que você resolva um problema para eles (se vierem de uma pesquisa no Google) ou porque acham que encontrarão informações úteis que os ajudarão a fazer algo. Ajude-os escrevendo para eles.
Evite pop-ups e anúncios
Realmente. Sem pop-ups. Eles não funcionam se você segmentar outros desenvolvedores como seus leitores, eles são irritantes e o Google pode até penalizá-lo por usá-los.
Além disso, não coloque anúncios no seu site. Eles são simplesmente ruins e, a menos que você tenha milhares de visitantes por dia, eles não valem a pena.
Verifique sua solução para comentários se você usa um serviço de terceiros. Um muito popular mostra publicidade para usuários que não estão conectados à sua plataforma, a menos que você pague.